ABBD se alia ao governo federal para combate à falsificação de bebidas

O aumento do mercado ilegal de bebidas e a falsificação de destilados levou a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD) a dar início a uma agenda prioritária junto aos Poderes Executivo e Legislativo. A Associação tem realizado um amplo trabalho a fim de informar a sociedade sobre os malefícios da falsificação e do mercado ilegal de destilados, especialmente pelos danos à saúde.

Neste primeiro semestre do ano, a ABBD já realizou agendas setoriais importantes, tais como Confederação Nacional da Indústria; Receita Federal; Ministério da Economia e com o Ministério da Justiça, dentro da Secretaria Nacional do Consumidor. Além deste, a Associação também realizou agendas com as polícias Federal e Rodoviária Federal.

Com o compromisso de levar o máximo de informações de qualidade à sociedade, a ABBD também atuou com veículos de comunicação: Valor Econômico, Poder 360 e Correio Braziliense. Cabe destacar que o mercado ilegal de bebidas alcoólicas destiladas cresceu, em 2021, 6,4% em comparação ao ano anterior, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Euromonitor International.

O foco na saúde é uma das principais bandeiras da ABBD. Há no mercado ilícito destilados que possuem aparência semelhante à bebida original, mas essa “máscara” esconde perigos para a saúde dos consumidores que fazem essa escolha. Os destilados apreendidos que passaram por análises em laboratório em 2021 apresentaram componentes tóxicos na composição. Entre as substâncias, está o metanol, um tipo de álcool impróprio para o consumo humano, porque não é digerido pelo organismo. O odor e o sabor do produto são disfarçados com outras substâncias pelos criminosos, enganando os consumidores.

 

Como identificar bebidas falsificadas?

Algumas alterações nos rótulos e nas informações contidas na embalagem podem auxiliar a identificar bebidas falsificadas. Veja o que observar ao adquirir um produto:

– Compre em locais de confiança;

– Tenha atenção a preços muito baixos, especialmente se estiver bem abaixo do que está acostumado a pagar;

– Observe a embalagem e procure o registro do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA);

– No caso dos destilados, procurar o selo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Se não estiver na embalagem, normalmente perto da tampa, significa que a bebida não foi fiscalizada por autoridades brasileiras;

– Verifique o lacre. Se estiver violado, a bebida pode ter sido adulterada;

– Desconfie do líquido se ele apresentar micropartículas e sujeiras.

 

Saiba mais:

https://dosescertas.com.br/3-dicas-para-evitar-o-consumo-de-bebidas-ilegais/