Festas de Final de Ano: o tipo de bebida alcóolica importa mais que a quantidade?

Desmistificar o conceito de bebida “forte” ou “fraca” é essencial para um consumo moderado. Álcool é álcool, independentemente da bebida consumida

  

Os meses de novembro e dezembro reservam muitos encontros pessoais: a Copa, as festas de confraternização e o Natal e Ano Novo. Nesse ambiente, o consumo de álcool deve ser consciente e responsável. E por isso é importante desmistificar o que popularmente se fala sobre bebida “forte” ou “fraca”.

Identificar uma bebida como “forte” ou “fraca” é um equívoco, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), Eduardo Cidade. “Quem bebe 350 ml de cerveja ou 150 ml de vinho ou 40 ml de whisky está ingerindo a mesma quantidade absoluta de álcool: 14 gramas. Não há bebida mais forte ou fraca. O álcool é o mesmo para todas elas. Álcool é álcool!”, pontua.

Desde janeiro de 2020 a ABBD endossa o Doses Certas, um movimento que busca promover informação educativa e transformadora para o público adulto e saudável que consome bebidas alcoólicas. A ideia é combater mitos e fake news que rondam as bebidas alcoólicas e causam prejuízo à saúde pública e à economia.

As bebidas destiladas, a cerveja e o vinho têm o mesmo tipo de álcool: o etanol. Por isso, é importante desmistificar a falsa ideia de que uma bebida é mais “forte” que outra. Se o álcool que entra no organismo é o mesmo para todas as bebidas, também serão os seus efeitos, independente da categoria da bebida escolhida.

 

Consumidor Consciente  

Estar bem informado é o primeiro passo para exercer o consumo moderado e responsável de bebidas alcoólicas. Conheça as características de um “consumidor esclarecido”, que sabe como praticar a moderação no consumo de álcool: 

1 – Conhece a Dose Padrão: ao consumir 350 ml de cerveja (a um teor alcoólico de 5%), 150 ml de vinho (a um teor alcoólico de 12%) ou 40 ml de um destilado (a um teor alcoólico de 40%), você está ingerindo exatamente a mesma quantidade absoluta de álcool – assim o consumidor entende quanto álcool está ingerindo e modera seu próprio consumo;

2 – Entende que não é o tipo da bebida que determina um consumo moderado, e sim a quantidade ingerida; 

3 – Consome bebida alcoólica de forma espaçada, pois compreende que a ingestão rápida é nociva à saúde. Intercala a bebida com goles de água;

4 – Alimenta-se bem antes e durante a ingestão de bebidas alcoólicas, para dar tempo ao organismo para absorver o álcool;  

5 – Deixa o carro em casa: se beber, não dirija!  

 

Dose Padrão  

A Dose Padrão é uma medida em gramas de álcool, única para todas as bebidas. Ela serve de referência para a criação de estudos e políticas públicas relacionadas ao álcool em mais de 50 países. No Brasil não há uma definição oficial para uma dose-padrão. O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), que é uma das principais referências no país sobre o tema, considera 1 dose-padrão equivalente a 14 g de álcool puro. 

Não existe bebida da moderação, mas a prática da moderação. Saber, de fato, o quanto de álcool está indo para o organismo é a melhor maneira de regular o próprio consumo, com consciência”, pontua Cidade, presidente da ABBD.  

 

 

Imprensa 

Bárbara Lobato  

+ 55 61 98180 6999  

barbara.lobato@bowler.com.br